Entre o vento e o peso da página






Entre o vento e o peso da página é uma experiência na qual a poesia expandida e os usos da escrita nas artes visuais conversam e fundem o peso das memórias documentadas, a fragilidade das palavras escapantes das vozes vivas, os meandros da biblioteca ideal que imaginamos como uma casa-corpo onde podemos respirar. 

O livro é resultado da pesquisa homônima realizada em estágio de pós-doutoramento no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da UDESC, linha de Processos Artísticos Contemporâneos, com supervisão de Raquel Stolf, entre agosto de 2016 e dezembro de 2017. Os trabalhos foram criados nos formatos de publicações avulsas, como cartazes, cartões, livretos, etc., foram expostos em duas ocasiões durante o processo de estágio de pós-doc e em feiras de publicação de artista.







o som, costura em papel telado, 2012/2017




sem título, 12cm x 17cm, nanquim sobre papel, 2015 
anotação que integrou a tese de doutorado "A performance ressoa no poema: corpografias de Ricardo Aleixo"






é ou não é o caso, fotografia de livro, 2017




projeto de performance, 2014




Previdência, serigrafia sobre papel, 2017




um samba do carnaval 68, fragmento de livro, 2017




As-tu des propositions pratiques?, fragmento de livro, 2017

Mister éco, tecido e costura sobre papel, 2012



sem título, fragmento de livro, 2017








rima, desenho em caneta bic sobre papel sulfite, 2014/2017






sem título, fragmento de diário, 2014/2017




fardo, cartaz, 2015/2017



"Entre o vento e o peso da página" é o título do projeto de pesquisa, que procura articular a investigação crítica e teórica ao processo criativo. A pesquisa formula perguntas sobre o tempo e o espaço e seus modos de manifestação na palavra, mais precisamente na intersecção entre a palavra literária e a palavra que surge no contexto das artes visuais, perscrutando as suas zonas de contágio e mútua influência. Há dois eixos principais na investigação: o caráter sutil e efêmero da palavra proferida (sua vida na oralidade) e o aspecto matérico da escrita, encarnada no objeto livro, pleno de corporalidade. Dentro do processo criativo, esses dois eixos se manifestam em trabalhos que pensam a vida da palavra em seu modo aéreo, escapante, e sua vida encadernada na a materialidade do livro e suas formas de proliferação). 

Supervisora: Raquel Stolf.