Quem sou



Vivo na ilha do Desterro, também conhecida como Florianópolis. Sou professora de literatura brasileira na Universidade Federal de Santa Catarina. Minha pesquisa aborda a poesia expandida, nas suas múltiplas manifestações e interlocuções com a performance, a linguagem pictórica, a dança e a vocalidade, temas que me fascinam. Atuei como professora substituta na área de pintura, na UDESC. 


Livros:


*Desconjunto - Instituto Estadual do Livro/RS, Coleção 2000, poesia, lançado em 2002
*Rumor da casa - Editora 7 Letras, Fumproarte, poesia, lançado em 2008
*Depois da água - Editora Nave, Prêmio Elisabete Anderle, poesia, 2014
*Entre o vento e o peso da página - editora Medusa, poesia expandida/livro de artista, 2018
*Lugares ogros - Caiaponte edições, narrativa, 2019
*O sono de Cronos - Terra Redonda, poesia, 2019
*Squirt - Terra Redonda, poesia, 2019.


Performances:

*O sono de Cronos na minha barriga (2017), reunindo poesia falada, vídeo, objetos e interação, dentro do Circuito de Oralidades do Arte da Palavra (SESC), quatro apresentações em Petrolina, Serra Talhada e Triunfo, Pernambuco.

*Cronos, performance orientada para vídeo (2014-2016), trabalho exibido durante a Flamboiã ~ Feira de Arte Impressa, no Palácio Cruz e Sousa.

*Depois da água, solo (2009-2013), trabalho de poesia falada apresentado nos eventos Agosto das Letras (João Pessoa), Ronda de Poetas e Arte en Loberías (Montevideo e Cabo Polonio, Uruguai). Também na programação das livrarias Saraiva MegaStore de Porto Alegre. Circulou em feiras do livro pelo Rio Grande do Sul, e na programação do SESC Verão RS.

*Rumor da casa (2008-2010), trabalho de poesia falada apresentado na programação do projeto Estação de Leitura Social (SESC-SC); na Sala Álvaro Moreyra e na programação da Feira do Livro de Porto Alegre; na Bienal de Arte e Cultura da UNE (São Paulo); no Psiu Poético (Montes Claros).

*Não alimente o escritor, solo (2010): intervenção urbana na Rua da Praia, Porto Alegre;

*Barra 68, com o Grupo Teia de Poesia, 2008: espetáculo poético e musical, no Teatro Bruno Kiefer, Feira do Livro de Porto Alegre;

*Mimeógrafo, com Cristiane Lisbôa e Jefferson Mello Rocha (2004): intervenção urbana no centro histórico de Paraty, realizada também na programação da Feira do Livro de Porto Alegre.

*Sarau cênico, com o grupo Laboratório de Atuação (2004): trabalho de teatro realizado no Hospital Psiquiátrico São Pedro;

*Poiesis-Desconjunto, com Carina Sehn (2002-2004): trabalho de poesia e teatro, temporada no Teatro de Arena e na Feira do Livro de Porto Alegre.





Formação:

Fiz duas graduações: a primeira em Filosofia, na UFRGS, e a segunda, mais recentemente, em Artes Visuais, na UDESC. 

Fiz mestrado em Literatura Comparada, com dissertação sobre a questão do tempo em duas peças de Beckett (Esperando Godot e Dias felizes) e em uma de Fernando Pessoa (O marinheiro), orientada pela Kathrin Rosenfield. 

No doutorado, estudei as relações entre poesia e performance na obra de Ricardo Aleixo. Pesquisei junto ao LabFLOR (Laboratório Floripa em Composição Transdisciplinar: Arte, Cultura e Política), coordenado pela poeta, cantora e compositora Tereza Virginia de Almeida. 

Fiz estágio de doutorado-sanduíche na Universidade do Porto (Portugal) orientado pela professora Rosa Maria Martelo, financiado pela CAPES.

Como formação complementar, fiz oficinas literárias como a Oficina da Palavra, com Jyro Schmidt, 2011 e a Oficina de Criação de Contos, com Luiz Antonio de Assis Brasil, 2004, além de oficinas na área da música (teoria e percepção, flauta transversal, 2009-2010), do teatro (1996, 2003 a 2004) e da dança contemporânea (2013-2016).


Meu currículo na Plataforma Lattes:
Para visualizar meu currículo completo, clique aqui.


Contato:   
rumordacasa@gmail.com 
@telmascherer (Instagram e Facebook)