Sobre mim




Vivo atualmente em Florianópolis, onde dou aulas de pintura no curso de Artes Visuais da Universidade Estadual de Santa Catarina, como professora substituta. Concluí em 2016 meu doutorado em literatura, na UFSC. Faço estágio voluntário de pós-doc também na UDESC, Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, supervisionado pela artista Raquel Stolf. 





Minha experiência profissional: 

Ministrei oficinas, fiz palestras e performances para o SESC–RS (entre 2007 e 2012) e SESC–SC (entre 2006 e 2007). Atuei nos projetos SESC Mais Leitura, Encontros Literários, Feiras de Livros, Programa SESC de Formação de Escritores, Estação de Leitura Social e Café Literário. 


Também ministrei oficinas, organizei eventos e apresentei performances para a Prefeitura Municipal de Porto Alegre através da Descentralização da Cultura e da Coordenação do Livro e da Literatura. 



Na Bienal do Mercosul, co-coordenei o Espaço Educativo, ofereci oficinas e trabalhei como mediadora, na 7ª, 5ª e 4ª edições.

Tive três projetos financiados através de prêmios e editais públicos: um pelo Prêmio Elisabete Anderle da Fundação Cultural Catarinense (2014) e dois pelo FUMPROARTE (2009 e 2008).



Minha formação:

Fiz duas graduações: a primeira em Filosofia, na UFRGS, e a segunda, mais recentemente, em Artes Visuais, na UDESC. 

Fiz mestrado em Literatura Comparada, com dissertação sobre a questão do tempo em duas peças de Beckett (Esperando Godot e Dias felizes) e em uma de Fernando Pessoa (O marinheiro), orientada pela Kathrin Rosenfield. 

No doutorado, estudei as relações entre poesia e performance na obra de Ricardo Aleixo. Pesquisei junto ao LabFLOR (Laboratório Floripa em Composição Transdisciplinar: Arte, Cultura e Política), coordenado pela poeta, cantora e compositora Tereza Virginia de Almeida. 

Fiz estágio de doutorado-sanduíche na Universidade do Porto (Portugal) orientado pela professora Rosa Maria Martelo, financiado pela CAPES.

Como formação complementar, fiz oficinas literárias como a Oficina da Palavra, com Jyro Schmidt, 2011 e a Oficina de Criação de Contos, com Luiz Antonio de Assis Brasil, 2004, além de oficinas na área da música (teoria e percepção, flauta transversal, 2009-2010), do teatro (1996, 2003 a 2004) e da dança contemporânea (2013-2016).


Minhas performances:

*Cronos, performance orientada para vídeo (2014-2016), trabalho exibido durante a Flamboiã ~ Feira de Arte Impressa, no Palácio Cruz e Souza.

*Depois da água, solo (2009-2013), trabalho de poesia falada apresentado nos eventos Agosto das Letras (João Pessoa), Ronda de Poetas e Arte en Loberías (Montevideo e Cabo Polonio, Uruguai). Também na programação das livrarias Saraiva MegaStore de Porto Alegre. Circulou em feiras do livro pelo Rio Grande do Sul, e na programação do SESC Verão RS.

*Rumor da casa, solo (2008-2010), trabalho de poesia falada apresentado na programação do projeto Estação de Leitura Social (SESC-SC); na Sala Álvaro Moreyra e na programação da Feira do Livro de Porto Alegre; na Bienal de Arte e Cultura da UNE (São Paulo); no Psiu Poético (Montes Claros).

*Não alimente o escritor, solo (2010): intervenção urbana na Rua da Praia, Porto Alegre;

*Barra 68, com o Grupo Teia de Poesia, 2008: espetáculo poético e musical, no Teatro Bruno Kiefer, Feira do Livro de Porto Alegre;

*Mimeógrafo, com Cristiane Lisbôa e Jefferson Mello Rocha (2004): intervenção urbana no centro histórico de Paraty, realizada também na programação da Feira do Livro de Porto Alegre.

*Sarau cênico, com o grupo Laboratório de Atuação (2004): trabalho de teatro realizado no Hospital Psiquiátrico São Pedro;

*Poiesis-Desconjunto, com Carina Sehn (2002-2004): trabalho de poesia e teatro, temporada no Teatro de Arena e na Feira do Livro de Porto Alegre.



Meus livros:

*Desconjunto - Instituto Estadual do Livro/RS, Coleção 2000, lançado em 2002

*Rumor da casa - Editora 7 Letras, Fumproarte, lançado em 2008

*Depois da água - Editora Nave, Prêmio Elisabete Anderle, 2014



Meu currículo na Plataforma Lattes:

Para visualizar meu currículo completo, clique aqui.




Contato:   rumordacasa@gmail.com