Sobre mim





Vivo atualmente em Florianópolis, onde concluí em 2016 meu doutorado em literatura, na UFSC. Faço estágio voluntário de pós-doc na UDESC, Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais. 





Minha experiência profissional: 

Ministrei oficinas, fiz palestras e performances para o SESC–RS (entre 2007 e 2012) e SESC–SC (entre 2006 e 2007). Atuei nos projetos SESC Mais Leitura, Encontros Literários, Feiras de Livros, Programa SESC de Formação de Escritores, Estação de Leitura Social e Café Literário. 

Também ministrei oficinas, organizei eventos e apresentei performances para a Prefeitura Municipal de Porto Alegre através da Descentralização da Cultura e da Coordenação do Livro e da Literatura. 

Na Bienal do Mercosul, co-coordenei o Espaço Educativo, ofereci oficinas e trabalhei como mediadora, na 7ª, 5ª e 4ª edições.

Tive três projetos financiados através de prêmios e editais públicos: um pelo Prêmio Elisabete Anderle da Fundação Cultural Catarinense (2014) e dois pelo FUMPROARTE (2009 e 2008).



Minha formação:

Fiz duas graduações: a primeira em Filosofia, na UFRGS, e a segunda, mais recentemente, em Artes Visuais, na UDESC. 

Fiz mestrado em Literatura Comparada, com dissertação sobre a questão do tempo em duas peças de Beckett (Esperando Godot e Dias felizes) e em uma de Fernando Pessoa (O marinheiro), orientada pela Kathrin Rosenfield. 

No doutorado, estudei as relações entre poesia e performance na obra de Ricardo Aleixo. Pesquisei junto ao LabFLOR (Laboratório Floripa em Composição Transdisciplinar: Arte, Cultura e Política), coordenado pela poeta, cantora e compositora Tereza Virginia de Almeida. 

Fiz estágio de doutorado-sanduíche na Universidade do Porto (Portugal) orientado pela professora Rosa Maria Martelo, financiado pela CAPES.

Como formação complementar, fiz oficinas literárias como a Oficina da Palavra, com Jyro Schmidt, 2011 e a Oficina de Criação de Contos, com Luiz Antonio de Assis Brasil, 2004, além de oficinas na área da música (teoria e percepção, flauta transversal, 2009-2010), do teatro (1996, 2003 a 2004) e da dança contemporânea (2013-2016).


Minhas performances:

*Cronos, performance orientada para vídeo (2014-2016), trabalho exibido durante a Flamboiã ~ Feira de Arte Impressa, no Palácio Cruz e Souza.

*Depois da água, solo (2009-2013), trabalho de poesia falada apresentado nos eventos Agosto das Letras (João Pessoa), Ronda de Poetas e Arte en Loberías (Montevideo e Cabo Polonio, Uruguai). Também na programação das livrarias Saraiva MegaStore de Porto Alegre. Circulou em feiras do livro pelo Rio Grande do Sul, e na programação do SESC Verão RS.

*Rumor da casa, solo (2008-2010), trabalho de poesia falada apresentado na programação do projeto Estação de Leitura Social (SESC-SC); na Sala Álvaro Moreyra e na programação da Feira do Livro de Porto Alegre; na Bienal de Arte e Cultura da UNE (São Paulo); no Psiu Poético (Montes Claros).

*Não alimente o escritor, solo (2010): intervenção urbana na Rua da Praia, Porto Alegre;

*Barra 68, com o Grupo Teia de Poesia, 2008: espetáculo poético e musical, no Teatro Bruno Kiefer, Feira do Livro de Porto Alegre;

*Mimeógrafo, com Cristiane Lisbôa e Jefferson Mello Rocha (2004): intervenção urbana no centro histórico de Paraty, realizada também na programação da Feira do Livro de Porto Alegre.

*Sarau cênico, com o grupo Laboratório de Atuação (2004): trabalho de teatro realizado no Hospital Psiquiátrico São Pedro;

*Poiesis-Desconjunto, com Carina Sehn (2002-2004): trabalho de poesia e teatro, temporada no Teatro de Arena e na Feira do Livro de Porto Alegre.



Meus livros:

*Desconjunto - Instituto Estadual do Livro/RS, Coleção 2000, lançado em 2002

*Rumor da casa - Editora 7 Letras, Fumproarte, lançado em 2008

*Depois da água - Editora Nave, Prêmio Elisabete Anderle, 2014



Meu currículo na Plataforma Lattes:

Para visualizar meu currículo completo, clique aqui.